Como o marketing digital gera resultados para a sua empresa

Tanto se fala em marketing digital, mas, para quem não entende do assunto fica uma dúvida sobre as diferenças entre o marketing tradicional e o marketing digital e quais os resultados que o marketing digital pode gerar para a sua empresa.

Nesse post vamos analisar alguns (sim eu disse apenas alguns) benefícios do marketing digital, já que são muitos.

Mas, antes disso, precisamos entender a diferença entre o marketing tradicional e o marketing digital.

Qual a principal diferença entre marketing digital e marketing tradicional?

Quando falamos em marketing digital, em geral, citamos as novas tecnologias como principais mecanismos utilizados, entre eles, está a internet com suas várias ferramentas para atrair novos clientes e também o uso de computadores, smartphones, tablets, aplicativos, entre outras soluções que contribuem para o Marketing Digital.

Já o marketing tradicional é remetido ao uso das mídias padrões, que são: telemarketing, TV, rádio, outdoor, cartaz, flyer, poster, venda porta a porta, revista e jornais.

Basicamente, essa é a principal diferença entre o marketing tradicional e o marketing digital. Agora vamos ver quais seus benefícios e resultados.

Melhor custo benefício

Ao analisarmos o custo benefício do marketing tradicional e do marketing digital é preciso considerar o alcance que o marketing digital proporciona se comparado com o marketing tradicional.

Uma ação de marketing digital como um post nas redes sociais pode gerar maior visualização do que a criação de um outdoor em um ponto estratégico, por exemplo.

Uma outra questão a ser analisada é quanto ao alcance do público desejado, já que no marketing tradicional você não controla quem irá visualizar a informação. Agora imagine o alcance de público de uma campanha integrada e segmentada envolvendo mídia online paga, e-mail marketing, vídeos, redes sociais, técnicas de SEO e páginas responsivas para várias telas como, monitores e mobile.

Aumenta a taxa de retenção

Um dos grandes problemas de algumas empresas é fidelizar e reter clientes, o marketing digital consegue atrair, converter e fidelizar consumidores de um produto ou serviço.

A retenção ocorre no momento em que a empresa alimenta seus canais de comunicação com materiais que esclarecem os clientes sobre o produto ou serviço prestado pela sua empresa, como: artigos em blog, e-book’s, vídeo marketing, treinamentos online, entre outros.

Além disso, o uso das redes sociais permite criar um canal de relacionamento direto entre a empresa e o cliente, com um feedback em tempo real.

Com isso, é possível melhorar a experiência dos clientes que permanecem por mais tempo na base de clientes retidos.

Aumenta a visibilidade da marca

O marketing digital tem como premissa entregar conteúdos relevantes e periódicos ao seu público-alvo, isso faz com que essa estratégia alcance sempre novos adeptos a marca, já que a partir do momento em que a empresa atualiza seus canais de comunicação online como: site, blog, redes sociais e e-mail marketing, ela sempre vai ser lembrada pelas pessoas que as seguem e consequentemente ser encontrada por quem não a conhece.

Conquista novos clientes

O marketing digital proporciona o alcance ilimitado, isso porque nas redes sociais a informação pode chegar a qualquer lugar do mundo, com apenas alguns cliques, já o marketing tradicional, se prende a determinada região.

É mensurável

Os métodos de mensuração do marketing tradicional não permitem a precisão do marketing digital. Numa campanha para TV, por exemplo, é possível calcular o índice de audiência,  já nas redes sociais, podemos contabilizar além dos compartilhamentos de um post, o número de curtidas e de visualizações e as reações positivas e positivas e negativas que o anúncio causou.

Assim, no marketing digital é possível medir em detalhes o retorno de cada campanha e saber quais os erros e acertos para então continuar investindo nas ações que dão melhor retorno.

Conclusão

Com tantos benefícios que o marketing digital pode gerar é fundamental estar presente nos meios digitais, mas também entender que as mídias tradicionais e digitais podem ser trabalhadas de forma complementar, pensando nas melhores estratégias para cada objetivo, seja com uma ação de marketing tradicional ou digital.

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